O Pastel de Angú Crocante por fora, macio por dentro, e com um recheio que derrete na boca: essa é a experiência única do Pastel de Angú, uma delícia que é a cara de Minas Gerais.
O Pastel de Angú é uma receita tradicional das cozinhas mineiras, que traz consigo um sabor autêntico e inconfundível. Feito com uma massa à base de fubá, esse Pastel de Angú é frito até atingir uma textura irresistível e pode ser recheado com uma variedade de sabores. É perfeito para servir em festas, lanches ou simplesmente para matar a saudade do gostinho de Minas!
Ingredientes
- 2 xícaras de fubá
- 2 xícaras de água
- 1 colher de sopa de manteiga ou banha
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de polvilho doce
- Água fria (o quanto baste para dar o ponto)
Para o Recheio (Sugestão de Carne Moída):
- 300g de carne moída
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1/2 xícara de azeitonas picadas
Para Fritar:
- Óleo suficiente para fritura
Modo de Preparo
- Em uma panela média, misture o fubá com a água, a manteiga e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma polenta firme.
- Assim que a mistura engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e adicione o polvilho doce, mexendo vigorosamente para incorporar.
- Deixe a massa esfriar um pouco. Em seguida, amasse-a com as mãos, adicionando água fria aos poucos até obter uma massa lisa e que desgrude das mãos. Se necessário, ajuste a quantidade de água.
- Cubra a massa com um pano úmido e reserve enquanto prepara o recheio.
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
- Adicione a carne moída e refogue bem até que ela esteja totalmente cozida, mexendo para desmanchar os grumos.
- Tempere com sal, pimenta-do-reino e adicione o cheiro-verde e as azeitonas. Misture bem e cozinhe por mais alguns minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Pegue pequenas porções da massa e faça bolinhas. Achate-as na palma da mão, formando discos de aproximadamente 1 cm de espessura.
- Coloque uma porção do recheio no centro de cada disco de massa e dobre ao meio, formando uma meia-lua. Pressione as bordas com os dedos para selar bem.
- Aqueça o óleo em uma panela funda. Quando estiver bem quente, frite os pastéis aos poucos, até que fiquem dourados e crocantes por fora.
- Retire os pastéis com uma escumadeira e deixe-os escorrer sobre papel-toalha para remover o excesso de óleo.
Dicas e Sugestões para o Pastel de Angú
- Recheios Variados: Experimente rechear os pastéis com frango desfiado, queijo com presunto ou até mesmo com um delicioso refogado de couve e linguiça.
- Massa Perfeita: A massa de angú deve ser trabalhada com cuidado para que não fique quebradiça. Mantenha o pano úmido sobre ela enquanto monta os pastéis para evitar que resseque.
- Temperatura do Óleo: Para garantir que os pastéis fritem por igual, o óleo não deve estar muito quente. Frite em fogo médio para que cozinhem bem por dentro sem queimar por fora.
- Acompanhamento: Sirva os pastéis com uma pimenta caseira ou com um molho de alho para intensificar ainda mais o sabor.
O Pastel de Angú é uma verdadeira joia da culinária mineira, que une a simplicidade dos ingredientes com o sabor inigualável. Seja para um lanche em família ou para uma ocasião especial, esses pastéis trazem todo o aconchego e sabor das receitas tradicionais. Com essa receita, você poderá levar um pedaço de Minas Gerais à sua mesa e conquistar a todos com essa delícia!
Índice
Hora da Receita
Siga-nos nas redes sociais